quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quando um vampiro se apaixona por uma elefante…

“Não falo muito sobre esses dias, nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Eu sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei. – pelo resto da sua vida e depois. Em 70 anos nunca o revelei a ninguém.
Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram à vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar conta eles.Neste momento, eles estão se agitando ao meu redor.Sintam-se a vontade, rapazes. Fiquem mais um pouco. Ah, desculpem - vocês já estão à vontade. Malditos fantasmas."

  image

   Título: Água para elefantes

   Autora: Sara Gruen

   Editora: Sextante

   Número de Páginas: 272

   Preço: R$ 19,90

 

 

 

Sinopse: Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Água para Elefantes” alterna histórias dos circos norte-americanos da década de 30 e a velhice de seu personagem principal, aonde em sua casa de repouso conta seus pensamentos e “esquecimentos”. Ao terminar de ler, a minha palavra que veio a minha mente foi “adorável”. Um livro que mistura sentimentos na medida certa, sem que nenhum deles se torne “piegas”.

A narração fica por conta do personagem principal, Jacob, que se encontra com “90 ou 93 anos” (nem ele lembra) em uma casa de repouso que enquanto narra suas aventuras no circo vai se tornando amável. A autora, foi muito feliz na escolha de como conta a história, pois ao mesmo tempo somos apresentados a um jovem, aprendendo a lidar com as revoltas e dificuldades da vida, encontrando seus amores (Rosie, a elefante, e Marlena), e um velho, aparentemente rabugento, com toda sua solidão, ainda amor pela mesma mulher (já falecida) e o mesmo encantamento pelo circo.

image

A história é muito bem escrita pela canadense Sara Gruen, uma narrativa ágil e atraente. Há quem diga que seu estilo lembra Nicholas Sparks e tenho que concordar, pois além de autor de meus romances prediletos como “Querido John” e “Diário de uma Paixão”, Nicholas é muito feliz em seus finais, trágicos na medida certa. Sara Gruen e Nicholas Sparks, sabem fazer romances com “açúcar” no ponto, com pontos bem ligados.

“Água para Elefantes” tem tudo para ser um bom livro: um bom título, um contexto interessante (o mundo do circo), romance, tramóias, intrigas, tem até um velho ranzinza (acredite, isso pode ser legal) e uma elefante! Exceto... pela capa!

O livro, aqui no Brasil, pode ser encontrado em duas versões (até onde

eu sei)

image

Quem teve a brilhante idéia de que quando fazem um filme, que pode até ser bom (não assisti), mas porque fazer disso a capa do livro?? Esta por sua vez (>>>) é muito mais interessante e inteligente do que a que você encontra no começo deste post. Você já deve ter percebido qual eu tive a sorte (ironia) de encontrar para compra, não?!

 

Enfim, leia o livro!

o/

Um comentário:

  1. Livro é livro, filme é filme. Pq eles tem que misturar os dois?
    Concordo plenamente! Vamos fazer uma revolta:
    ABAIXO AOS LIVROS COM CAPAS DE FILMES! XD

    ResponderExcluir